18.10 - Tu cá tu lá

Cheguei ao balcão de um snack bar para fazer o meu pedido e não pude evitar ouvir a conversa entre a funcionária do snack bar e uma suposta cliente e apesar da conversa estar no fim, pareceu-me que estavam a discutir as boas maneiras ou a educação que as pessoas devem ter quando dirigem a palavra a outra pessoa ou quando interagem entre si. A funcionária dizia que não conseguia tratar as outras pessoas como se já as conhecesse há muito tempo ou dirigir-se a pessoas mais velhas sem as tratar por senhor ou senhora, pois essa não tinha sido a educação que recebera em casa quando criança.

As cliente com a qual ela estava a conversar terminou a conversa e foi-se embora, pois eu aguardava a minha vez para ser atendido. Como eu estava na zona do balcão não pude deixar de ouvir/reparar nos  2 comentários seguintes feitos pela referida funcionária aquando do atendimento dos 2 clientes que estavam para ser atendidos depois de mim. Não pude deixar de achar piada mas ao mesmo tempo pensar para comigo que, ou ela estava a tentar ser engraçada ou então afinal a educação a que ela se referia também estava a necessitar de ser filtrada ou melhorada, pois o atendimento foi o seguinte:

Cliente 1: uma senhora aproxima-se do balcão e aguardar o atendimento por parte da funcionária...esta aproxima-se da cliente e diz "boa tarde ... olhe que não dormimos juntas"... A cliente não achou muita piada, mas também não fez nenhum comentário....tendo em conta a reacção da cliente a funcionário fez questão de dizer que estava a brincar e que a senhora não levasse a mal. Como a cliente também não respondeu a esse pedido de desculpas ela fez questão de o repetir, ao que a cliente depois acabou por dizer "deixar estar, não faz mal, pois eu também não estou aqui, estou meio na lua".

Cliente 2: um senhor que pediu qualquer coisa para comer e beber e enquanto a referida funcionária preparava o que havia sido pedido sai-se com a seguinte afirmação: "o senhor cheira muito bem, o seu perfume é muito cheiroso ... qual é a marca?!" ... o senhor ficou sem saber o que havia de responder...as pessoas em redor claro que começaram a rir-se do comentário e o senhor lá acabou por dizer que não fazia mal, pois se ela dissesse que ele cheirava mal seria pior. 

Não que tenham sido abordagens que demonstrem má educação, mas o sentido de oportunidade ou de humor da funcionária não estavam no seu melhor :-D.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

18.12 - To bet or not to bet

Frases...1

Another Year