2023.2 - As Velas Ardem Até ao Fim - Decisão

Este Post era para ter sido publicado antes, mas ficou aqui como rascunho à espera de ver a luz do dia, a sua oportunidade de poder ser partilhado. Não que seja um post muito interessante, mas ainda acho sempre fica melhor partilhado do que guardado como rascunho. 

No texto do post, quando se refere à "última entrada aqui no blog", estou em crer que o mesmo se refere ao post cujo título era ""Novas pessoas, novos amigos" (https://fragmentos-repartidos.blogspot.com/2022/09/novas-pessoas-novos-amigos.html).

-----------------------


Há um livro cujo título sempre me cativou, mas que ainda não tive oportunidade de o ler. O mesmo chama-se "As velas ardem até ao fim" de Sándor Márai. Lembrei-me do livro ao acaso e curiosamente o seu título [quase que] encaixa na perfeição na última entrada aqui no blog. Não querendo com isso dizer seja literalmente o reflexo da realidade, mas a sinopse do livro centra-se também no tema da amizade, da distância, da ausência. Ora vejamos:

Sinopse

"Um pequeno castelo de caça na Hungria, onde outrora se celebravam elegantes saraus e cujos salões decorados ao estilo francês se enchiam da música de Chopin, mudou radicalmente de aspecto. O esplendor de então já não existe, tudo anuncia o final de uma época. Dois homens, amigos inseparáveis na juventude, sentam-se a jantar depois de quarenta anos sem se verem. Um, passou muito tempo no Extremo Oriente, o outro, ao contrário, permaneceu na sua propriedade."

Em jeito de registo, fica tomada a decisão de finalmente obter o livro e seguir em frente com a sua leitura, pois conforme costumo dizer, há coisas que temos de experienciar para podermos ter a nossa própria opinião e percepção. Com os livros acontece a mesmíssima coisa. Por mais opiniões alheias que leiamos, nenhuma delas será a nossa. No máximo, o que pode acontecer, é a nossa opinião ser eventualmente influenciada pelas outras opiniões e isso pode acontecer de duas formas: 

antes da leitura do livro, em que aí já partimos para a leitura na expectativa de rever na leitura aquilo que a(s) outra(s) pessoa(s) opinou(aram).

ou

depois da leitura, em que nesse caso, podemos eventualmente acabar por alterar a nossa opinião, para mais positiva ou negativa, em relação ao livro ou em relação a determinados aspectos do livro, tudo devido a opiniões ou criticas que tenhamos lido acerca do livro.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

18.12 - To bet or not to bet

Frases...1

Another Year