2025.4 - Querido Edward - Ann Napolitano



 ‘Querido Edward’, de Ann Napolitano, não foi um livro que me prendeu logo desde as primeiras páginas, mas, pouco a pouco, acabou por se revelar uma leitura marcante e envolvente. 

A construção inicial das personagens exige alguma paciência, mas essa mesma preparação transforma cada uma delas em peças fundamentais na vida do jovem sobrevivente Edward, tornando a sua jornada ainda mais comovente. 

 Apesar de na sinopse serem apresentadas algumas características, ou algumas “etiquetas”, para as personagens que vamos encontrar no livro, quando fui ler o livro não reli a sinopse (como regra geral acontece, ou seja, leio uma sinopse, agrada-me, adiciono o livro à lista “para ler”, e quando vou finalmente ler, raramente releio a sinopse) e por isso as personagens que surgiram foram aparecendo como “surpresa”.

 A estrutura do romance, alternando entre o presente e os momentos que antecederam a queda do avião, mantém a narrativa dinâmica e prende a atenção do leitor. Essa alternância não só acrescenta ritmo, como permite acompanhar de perto a evolução de Edward, explorada de forma gradual e sensível. 

Questões universais como amizade, família, pertença e reconstrução interior atravessam todo o livro, dando-lhe profundidade e emoção. Ann Napolitano escreve com subtileza, descrevendo sentimentos e situações de maneira delicada, mas impactante (não ao longo de todo o livro, mas está lá). Essa atenção aos detalhes torna a leitura ainda mais imersiva, transportando-nos para dentro das experiências vividas ou sentidas pelas personagens. 

 No final, ‘Querido Edward’ revela-se um livro que emociona e pode agradar muitos leitores, pela força da sua mensagem e pela esperança que transmite. Resta agora descobrir se a série (que eu desconhecia existir) conseguirá transmitir a mesma essência da obra original.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

2025.3 - É Cansativo

2025.2 - A Escrava Açoriana - Pedro Almeida Maia

2024.6 - Algo não está bem quando....